Regras do Rugby


REGRAS BÁSICAS DE RUGBY

1- O jogo ocorre num campo de relva, de dimensões semelhantes às de um campo de futebol, que é demarcado conforme a figura abaixo.


2- A bola é de couro e de formato oval (maior e mais pesada que uma bola de futebol americano e sem costura).
3- Cada equipa é constituída por 15 jogadores, podendo tomar as posições avançados e/ou três quartos ("3/4").
4- O objectivo é colocar a bola no in goal adversário. O in goal é a área localizada imediatamente após a linha de fundo. É sempre necessário colocar a bola no chão, não serve apenas entrar com a bola na mão ou atira-la ao solo.
5- Pode-se rematar a bola ou passá-la com as mãos. No caso do passe, a bola só pode ser lançada para trás, no caso do remate, pode-se rematar para frente. Porém, na equipa que ataca, quem estiver à frente do rematador estará impedido (fora de jogo) até que seja ultrapassado pelo rematador ou até a jogada ser concluída ( é infracção grave se o jogador impedido placar o jogador adversário que apanhar a bola).
6- O acto de derrubar o outro jogador chama-se placagem ou placar. Só é permitido derrubar o jogador que estiver na posse da bola. Constitui infracção grave derrubar com as pernas ou passar rasteira a qualquer jogador, inclusive o que estiver com a bola.
7- O jogo é interrompido quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infracção ou quando é marcado ensaio.
8- Sempre que estiverem 3 ou mais jogadores em pé em contacto com a bola, ou quando um jogador for placado por outro, a bola divide o campo em duas metades, estando impedido (fora de jogo) o jogador que estiver à frente da metade correspondente ao seu campo de defesa. Os jogadores devem dar a volta nessa linha imaginária e avançar passando por cima da bola.
9- São infracções: Passar a bola para a frente, derrubar um jogador que não esteja em posse da bola, segurar a bola se o jogador em questão estiver deitado no chão, dentre outras.
10- A formações básicas são:
-MELE (8 jogadores de cada lado e a bola é introduzida no meio da formação saindo para um dos lados)
-TOUCHE ( é o lateral, uma fila de jogadores de cada lado, a bola é lançada no meio e disputada)
-RUCK (durante o jogo, os jogadores passam por cima da bola imóvel no solo)
-MAUL (durante o jogo, jogadores disputam bola em pé)

                                                  Regras do Rugby Seven

O objetivo principal do rugby é marcar mais pontos que o adversário. Para isso, é permitido correr com a bola, chutar ou passá-la, porém, nunca para a frente. Por ser um esporte de contato é permitido “tacklear” a bola, ou seja, derrubar o jogador que está com a bola a fim de obtê-la.

Porém, como avançar com a bola sem poder lançá-la para frente? Chutar a bola para frente é permitido, mas se algum jogador da equipe quiser agarrá-la é preciso estar atrás do jogador que a chutou. Esses são os dois maiores desafios do rugby e sem dúvida o que mais atrai seus praticantes. É preciso muito trabalho em equipe para conseguir levar a bola para frente em direção ao gol dos adversários. Criar e utilizar bem o espaço é fundamental.
Rugby
Associação Brasileira de Rugby
Na modalidade Seven entram em campo sete jogadores e a partida é dividida em dois tempos de sete minutos, com apenas um minuto de intervalo.

Existem algumas maneiras de  marcar pontos:

Try – um try é marcado quando a bola é apoiada no solo na área além dalinha de in-gol do time adversário. Cada try vale 5 pontos.

Conversão – depois de marcar um try o time pode tentar marcar uma conversão ao chutar a bola sobre o travessão e entre os postes. Cada conversão vale 2 pontos.

Penalty kick – quando uma falta grave é cometida é marcado um penalty. A equipe que sofreu coloca a bola no local da infração e chuta em direção ao upright. Cada penalty kick vale 3 pontos.

Drop goal – um drop goal é marcado quando o jogador chuta a bola para o gol. Para que isso aconteça é preciso que a bola esteja nas mãos do chutador e que ela toque o solo antes de ser chutada (não vale chute de bate-pronto). Cada drop goal vale 3 pontos.

Confira abaixo as principais diferenças entre o rugby e o futebol americano:

Rugby x  Futebol Americano
 RugbyFutebol Americano
 Campo Tem que ser de grama naturalPode ser de grama natural ou sintética
 PostesTem formato de HTem formato de Y
 BolaBranca com formato oval arredondadoLaranja com formato oval mais pontudo
 Time Formado por 15 jogadores ou 7 na modalidade SevenDois times de 11 jogadores – um time só para o ataque e outro só para a defesa
 EquipamentoAs proteções são flexíveisAs proteções são rígidas
 Tempo de jogo2 tempos de 7 minutos (modalidade Seven)4 quartos de 15 minutos
Passe com as mãosNão é permitido o passe para a frenteÉ permitido um passe para frente se o portador da bola estiver atrás da linha de onde a bola saiu no começo da jogada
 Pontuação Encostar a bola no solo – try (5 pontos)Encostar a bola no solo – touchdown (6 pontos)


chute
International Rugby Board
Jogador posiciona a bola para o chute
O jogo começa com um chute de drop no centro da linha de meio de campo. A equipe que não chutar a bola deve ficar a 10 metros de onde o chute será dado. Já a bola chutada precisa, obrigatoriamente, percorrer no mínimo 10 metros em direção à linha do in-goaladversário. Se isto não acontecer, a bola passa a ser do time adversário.

Após a saída da partida o jogo está “em aberto”, ou seja, a bola está sendo passada ou chutada entre os atletas. Como dito anteriormente, só é permitido passar a bola para os lados ou para trás. Se o jogador optar por não passar a bola ele tem duas outras opções: correr com ela ou chutar.

Faltas e impedimento
As duas faltas mais comuns em um jogo de rugby são o forward pass (passe para a frente) e o knock on.

Se ao receber a bola o jogador deixar ela cair para a frente, marca-se um knock on. Como punição, o time adversário tem a chance de cobrar um penalty. Já quando acontece um passe para a frente é formado um scrum no local da infração.

No rugby é marcado impedimento quando um jogador está adiantado em relação ao seu companheiro de equipe que está com a bola. Já quando a bola é chutada, esta só pode ser agarrada pelos jogadores do time que estavam atrás do chutador no momento do chute.

Quando uma infração menor é marcada ou há alguma interrupção é formado um scrum (exatamente no local onde ocorreu a infração ou interrupção). O objetivo do scrum é reiniciar rapidamente o jogo de maneira imparcial. Para isso três jogadores de cada equipe se juntam de modo que as cabeças fiquem intercaladas. Dessa maneira é formado um túnel no qual o médio scrum introduzirá a bola para que os jogadores tentem puxar a bola com o pé e empurrem para os outros jogadores da equipe.
scrum
© istockphoto.com / Mike Dabell
Scrum

Outras importantes fases de um jogo de rugby são o ruck, o maul e otackle. O ruck acontece quando a bola está no solo e um ou mais jogadores das duas equipes que estejam em pé entrem em contato ao redor da bola. Nessa hora não é permitido tocar a bola com as mãos. Os atletas precisam mover a bola com os pés ou podem tentar empurrar os adversários para além da bola.

Um maul acontece quando o jogador que está com a bola é segurado por um ou mais jogadores da equipe adversária e um ou mais atletas da sua equipe entram em contato com ele. A equipe do jogador que está com a bola pode tentar ganhar território empurrando seus adversários em direção à linha de in-goal.

Já um tackle acontece quando o jogador que está com a bola é segurado por um ou mais jogadores da equipe adversária e levado ao solo, isto é, toca o solo com o joelho, senta no chão ou ainda toca em outro atleta que está no solo. Nesse momento o jogador deve soltar a bola imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário